top of page
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Lançamento e manhã de autógrafos “MSP por 90 artistas”

  • Foto do escritor: Sânia Fagundes
    Sânia Fagundes
  • 3 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

“Quero viver a cada dia com um sonho para realizar.” Mauricio de Sousa


No último final de semana, comecei o meu primeiro dia de novembro celebrando o aniversário do querido Maurício de Sousa. Para isso, fui ao lançamento e manhã de autógrafos na Casa dos Quadrinhos, e adquiri o livro MSP 90.



Desde que me entendo por gente tenho a companhia dos personagens do Mauricio, e o seu mundo de personagens acabou virando uma parte de mim também. Sou mais uma das tantas pessoas do Brasil que aprendeu a ler com os gibis da Turma da Mônica. E acredito firmemente que o meu interesse por desenhar começou com a influência dele, pois amava desenhar o Cebolinha em todos os meus cadernos da escola.

No dia seguinte ao evento, quando abri o livro MSP 90, a Sâninha que mora em mim despertou com muita felicidade. Foi um domingo gostoso recheado de histórias e muitas aventuras. Me lembrei de todos os domingos da infância regados a idas à banca e a volta com um gibi debaixo do braço. Só, que desta vez, já com o olhar de escritora e professora de Artes, pude me jogar mais nessa experiência e apreciar cada técnica e detalhe de composição e cor. Confesso que me emocionei bastante!



Quanta felicidade comemorar o aniversário de um quadrinista querido tendo o olhar de 90 artistas sobre seus personagens. Sem falar a honra que cada artista teve em poder participar dessa festa!

O projeto Graphic MSP começou em 2009, com a curadoria do Sidney Gusman. Consiste em histórias dos personagens originais do estúdio revisitadas por artistas brasileiros consagrados e com estilos diferentes do padrão das revistas mensais. Cada artista convidado faz uma releitura do personagem com o seu traço e sua narrativa.

Além das Graphics MSP que são coletâneas de histórias curtas, também temos as obras individuais dos personagens. Tem releitura da Mônica, do Cebolinha, da Tina, do Xaveco e tantos outros revisitados por grandes artistas.

O evento do dia 01 de novembro foi muito especial porque eu adorei prestigiar os artistas da minha terra, inclusive alguns conhecidos próximos! Alguns até já apareceram aqui no blog, como o Daniel Bretas e a Rebeca Prado. Além do orgulho de ver tudo isso acontecendo na minha escola do coração, a Casa dos Quadrinhos. Não aguentei a emoção de ver na decoração do evento meu filho Sr. Coelho, impresso nos cubos que estavam na porta! Um orgulho danado!



Como artista, reconheço a importância enorme de apoiar e consumir materiais da cena nacional de quadrinhos. Cresci com referenciais estrangeiros e recentemente vejo que o Brasil vem prosperando muito nesse sentido. Mauricio de Sousa foi um grande nome pioneiro para abrir este caminho para nós! Por isso, faço questão de participar de iniciativas como o lançamento da MSP 90 e espero ver o filme sobre a vida dele em breve!


E você? Tem alguma MSP na sua estante? Me conta aqui, que vou adorar saber!


Forte abraço,

Sânia Fagundes

 
 
 

Comentários


  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page