top of page
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Salin de Sá: explosão de cores e movimentos

  • Foto do escritor: Sânia Fagundes
    Sânia Fagundes
  • 16 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

“Milhares de pessoas cultivam a música; poucas porém têm a revelação dessa

grande arte.” Ludwig Van Beethoven


Na minha jornada como artista plástica venho encontrando muitas cores vivas e pulsantes. Não posso deixar de dividir com vocês o que me chama a atenção no cenário artístico de Belo Horizonte. Adoro trazer para este espaço novos nomes e referências que aparecem na minha vida. Hoje vamos falar das obras coloridas e cheias de vida do artista plástico, músico, designer e construtor de instrumentos, Salin de Sá.

Graduado em Design Gráfico com licenciatura em Artes Visuais e pós- graduado em ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas, Salin é um exímio conhecedor das cores. Seus quadros nos fazem sentir que estamos dentro de uma partitura musical. Ele sabe pintar e expressar música com a ajuda das tintas.

Salim sempre sentiu a necessidade de investigar as interlocuções entre a música e as Artes Visuais pela perspectiva da educação inclusiva. Estes campos de estudo e conhecimento aparecem registrados em suas obras. Com ele mesmo diz:

“ Tentarei mostrar e esclarecer parte desta trajetória, marcada pelo meu desejo de conhecer e pesquisar as possibilidades que essa união entre a música e as Artes Visuais podem fornecer; tanto para o processo criativo como para o processo de construção de uma educação inclusiva. As inquietações decorrentes da minha forma de observar o mundo vêm de muito cedo, desde quando ainda era criança. "

Muito sensível, Salin relata sua caminhada pela arte, sempre se emocionando com o poder que a arte tem de ajudar na cura e na elaboração das suas questões. Além disso, ele traz essa forte ligação interdisciplinar entre música e arte, que sempre caminharam juntas, mas nem sempre são abordadas dessa forma por artistas. Ele continua:

“A música e as Artes Visuais sempre estiveram juntas em minha vida e na forma como percebo e sinto, por isso não consigo pensá-las e vivê-las como algo separado. Ouvia e continuo ouvindo música de uma forma 'imagética', e vice-versa. Crio e percebo imagens, sons e formas nas cores e nos movimentos, como se fossem um filme de cinema contemporâneo, metade fotografia (imagem), metade pela música (som), um complementando o outro.”

Em mim, as obras de Salin provocam curiosidade e me colocam para pensar. Posso passar muito tempo observando seus traços e tentando entender qual o processo para chegar até ali. Gosto da paleta de cores viva, mas com contrastes minuciosos. Gosto também da inovação no registro das obras, utilizando-se do desfoque e das aguadas.

O que sempre me instigou é que a arte está pronta para ajudar e trazer cores, música e propósito de vida para quem quer ficar de mãos dadas com ela. Hoje estamos com um exemplo maravilhoso de belíssimas criações através das obras do Salin.

Vale a apena apreciar seu trabalho. Sempre falo aqui que a arte tem que ser vivida. É uma experiência que devemos desfrutar!


Forte abraço,

Sânia Fagundes

 
 
 

1 comentário


Salin de Sá
Salin de Sá
23 de out. de 2023

Agradeço está grande gentileza e oportunidade Sânia Fagundes e te desejo muitas vitórias e saúde! Abraços

Curtir
  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page