Pablo Picasso: uma trajetória de sucesso
- Sânia Fagundes

- 22 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
"Em arte, procurar não significa nada. O que importa é encontrar." (Pablo Picasso)
Hoje vamos falar do pai do Cubismo. Picasso foi um pintor espanhol famoso por ajudar a desconstruir todo o movimento artístico figurativo.
Filho de uma dona de casa e um professor de desenho, Picasso teve desde muito jovem o estímulo do pai para começar uma carreira nas artes. Iniciou estudos em instituições renomadas, mas abandonou algumas vezes por não se identificar com o processo de educação formal. Em um desses momentos, a partir dos seus ideais anarquistas, decide romper definitivamente com a arte tradicional.

Como vários artistas da época, Picasso passou a direcionar sua produção para Paris. Buscando reconhecimento e prospecção, Picasso passou a se identificar muito com a cidade, que era um polo de produção artística. Foi em Paris que ele foi a uma exposição de máscaras africanas que ressaltavam as figuras geométricas em sua construção. A partir daí, ele passou a repensar a construção estética das suas obras e a flertar com o cubismo.
A pintura cubista chocou o universo das artes e promoveu comoção e debates sobre a representação com um ponto de vista diferente. Nesse cenário, Picasso era um dos grandes protagonistas do movimento. Suas obras retravam recortes sociais e históricos do momento, sua vida pessoal e seu processo artístico. Porém todos estes temas eram abordados de forma distorcida e completamente inusitada para os padrões da arte da época.
Picasso lutou muito por reconhecimento e, por isso, foi um dos poucos artistas da época e verem o próprio sucesso em vida. Além disso, foi um dos pintores mais prolíficos da sua geração.

De toda a sua produção, minha obra favorita é Guernica. Apesar do tema denso e triste a ser retratado, ele se utiliza de recursos estéticos muito eficientes para fazer com que o espectador se sinta pertencente ao quadro e imerso na atmosfera. É difícil desviar o olhar da tela.
E você, já conhecia Pablo Picasso? Quais suas obras favoritas dele?
Grande abraço
Sânia Fagundes










Comentários