Nuh! - Festival de Arte Gráfica em BH
- Sânia Fagundes

- 14 de out. de 2024
- 2 min de leitura
“Eu achei que eu poderia dizer coisas com cor e formas que eu não podia dizer de outra maneira - coisas que eu não tinha palavras para.” Georgia O'Keeffe
Lembram que, dentro das minhas metas, eu já tinha falado com vocês que estava buscando um curso de encadernação? Pois encontrei!
No último fim de semana, 12 e 13 de outubro, aconteceu em Belo Horizonte o Nuh!, que é um festival de artes gráficas. O evento aconteceu na Funarte, no centrão de BH, com entrada gratuita e diversas atrações. Foi minha primeira experiência passando por aquela parte da cidade e já me encantei pela estética do lugar. Passei muito tempo observando as construções, a vista, imaginando tudo o que BH já viveu nesses espaços.

O Nuh! é um evento anual, muito diverso. Ele é realizado com os recursos do fundo municipal de cultura de Belo Horizonte, parceiro do Motim e com apoio da Funarte. O Nuh! conta com uma feira com mais de 100 artistas do Brasil inteiro expondo seus trabalhos, uma programação com vários painéis e palestras voltados para artes gráficas, mesão de desenho coletivo, praça de alimentação, duelo de MC's e oficinas gratuitas.
Quando vi que uma das oficinas era de encadernação, não perdi tempo: cheguei para me inscrever. Estava tudo muito organizado: recebemos um pequeno kit com todo o material da oficina dentro de um saquinho e fomos direcionados ao pavilhão onde seria a aula, sendo recebidos pelas meninas da Abololab. Elas transmitiram muita destreza e confiança ao trabalhar com os papéis e a técnica de encadernação. Deram muitas dicas de como fazer um diário criativo. Adorei conhecer um trabalho com o qual eu não era tão familiarizada, aumentei meu repertório artístico.
Depois da explicação, colocamos a mão na massa! Medimos os papéis, colamos as capas, costuramos as folhas e vimos a magia de fazer um caderno acontecer! Isso para uma professora de artes é fantástico! Cada um saiu feliz da vida com seu caderno pronto e com muitas ideias de como transformar o simples em extraordinário.
Para agradecer, eu presenteei as professoras com meu zine "Leve a linha para passear" e comecei a segui-las no Instagram para não perder nada! Afinal, agora eu quero não só produzir meus sketchbooks como começar a trabalhar mais com colagens e diários.
Depois da oficina dei uma passadinha na feira e fiquei encantada pelos produtos! É muita novidade diferente, com vários temas e técnicas. Saí inspirada!
É muito importante frequentar diferentes eventos voltados para a arte. A cada participação eu consigo refinar meu trabalho e entregar propostas mais encantadoras.
E você? Costuma participar dos eventos de artes da sua cidade? Me conta aqui, que eu vou adorar saber!
Forte abraço,
Sânia Fagundes



















Comentários