Flores pelo caminho...
- Sânia Fagundes

- 24 de fev. de 2025
- 2 min de leitura
“ Eu sou aquela mulher que fez a escalada da vida, removendo pedras e plantando flores. ”
Cora Coralina

Adoro uma flor. Não sei se o que me encanta é o simbolismo da palavra ou a formosura visual. São só quatro letras que simbolizam um poema em forma de cor, aroma e amor. Primeiro, me ligo no pigmento: as cores fortes e vibrantes me chamam a atenção. Depois, analiso o formato: quantas pétalas, geometria, o recorte das folhas. Então me perco na imaginação pensando qual é o lugar certo para ela habitar, nem que seja por um breve período. Sua fragilidade me fascina e a delicadeza me faz pensar que somos efêmeros.
Ultimamente tenho fotografado todas as flores que encontro pelo caminho.
Antes eu era bem egoísta, arrancava e colocava no meu cabelo para enfeitar. Queria carregar tamanha formosura. Ainda bem que melhoramos com o tempo. Acredito que venho amadurecendo e passei apenas a registrá-las. Foto ou desenho, tudo depende do tempo que tenho. Tento capturar este estado de beleza em meu sketchbook ou pela câmera, só para elas durarem por mais tempo, nem que seja na galeria do meu celular. Vários tamanhos, formas, cores e aromas. É como se fossem pequenas pílulas de poesia espalhadas pelo concreto da cidade.
Ainda não me aprofundei nos nomes, não sei os seus significados e muito menos de quais espécies se tratam. Só a beleza já me basta. Esse é o trabalho de um artista: observar o mundo e registrar o encanto escondido nele.

Olhar por todos os ângulos e tentar capturar o que há de melhor em cada um. Lapidar a dureza do cotidiano, ver beleza nas dificuldades das relações, tentar ter esperança e fé, nem que seja por um segundo do meu dia. Como em um pequeno olhar que brilha no meio de um turbilhão de acontecimentos. Acredito que as flores me dão um belo refresco depois de tanto concreto.
E você, já parou para fotografar uma flor? Já teve a ousadia de desenha-las? Me conte aqui, que vou adorar saber!
Forte abraço,
Sânia Fagundes































Comentários