top of page
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Feira Canastra: criatividade em forma de arte

  • Foto do escritor: Sânia Fagundes
    Sânia Fagundes
  • 28 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

“Toda noite, quando eu vou dormir, eu morro. E, quando acordo na manhã seguinte, renasço”

Mahatma Gandhi




A pergunta que eu mais tenho escutado ultimamente é: “Como você abastece a sua criatividade?”. Bem, todos sabem por aqui que sou fã dos livros, mas não é só isso. Se tivesse alguma regra ia ser muito bom, mas realmente não existe manual para a criatividade, uma vez que cada ser humaninho é bem distinto do outro. O que eu posso fazer é dividir com vocês o que tem funcionado para mim: sempre procuro ficar perto de pessoas criativas.

Mas como?

Indo em direção a elas, ou seja, participando de palestras, eventos e feiras. É sobre ver a vida passar ao vivo e a cores. Este é o meu mantra!

No último final de semana, mais especificamente no domingo dia 27 de abril, fui a Feira Canastra. A feira é um espaço cultural com a presença de mais de 100 expositores. Está na sua terceira edição e foi realizada no Espaço Cultural da Escola de Design da UEMG, que se encontra na Rua Gonçalves Dias, 1434, na Praça da Liberdade. Lá encontrei muitos livros, zines, cartazes, livros de artista, quadrinhos e muito mais.



Como é bom ver a arte tomando forma através das mãos talentosas de artistas criativos. Comprei alguns mimos, observei bastante e fiquei imensamente satisfeita de ver pessoas felizes trabalhando com o seu ofício. E também pude presenciar a arte circulando entre as pessoas. Isso enche o coração da professora de Artes de carinho e esperança, afinal às vezes escuto de alguns poucos alunos: “Para que eu tenho que aprender Artes?”



Pois explico: além de te dar novas perspectivas sobre o mundo, mais empatia, sensibilidade e técnica, a arte também pode se tornar produtos, peças e diversas aplicações.

Fiquei impressionada com os vários tipos diferentes de trabalhos.

Tinham panos de prato divertidos, ilustrações de tirar o folego, bolsas, isqueiros, livros, e até comprei um conjuntinho charmosíssimo de lápis de cor que, com certeza, não vou emprestar para ninguém. É a arte tomando forma e sendo útil e portátil.



Distribuí vários Leve a Linha para Passear e conversei com muitos artistas e autores. E o que

mais me encanta é vê-los pintando e criando ao vivo. Adoro ver pinceladas repletas de várias ideias.

É assim que eu abasteço a minha imaginação: indo ao encontro dela. E você? Como alimenta a sua inventividade? Já conhecia a Feira Canastra? Me conte aqui, que vou adorar saber!


Forte abraço,

Sânia Fagundes

 
 
 

Comentários


  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page