Exposição “Já é tarde demais?”
- Sânia Fagundes

- 28 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
“ O homem vangloria-se de ter imitado o voo das aves com uma complicação técnica que elas dispensam.”
Carlos Drummond de Andrade
Nós, mineiros, precisamos refletir bastante sobre o meio ambiente. O que está acontecendo em nossas terras? O que está nas nossas mãos? O que não está?
Fui convidada, pela segunda vez, para participar de mais um vernissage na Casa dos Contos. Fico emocionada, pois o meu sonho era ver os meus quadros neste restaurante. Com o intuito de meditar sobre o que ainda podemos fazer pelo meio ambiente, eu e mais dezessete artistas buscamos inspiração neste tema para abordar o assunto com tintas e pinceis. Vocês não podem imaginar o quanto eu estou feliz! Muito obrigada, Fatima Mirandda por reconhecer o meu trabalho.

São dezoito olhares diferentes, cada um com sua técnica, nos fazendo aguçar a curiosidade. Imprimimos o nosso ponto de vista para que o espectador chegue à conclusão do que cada um, no seu próprio dia a dia, pode oferecer para ajudar o nosso ecossistema.
Minha obra é uma Árvore da Vida azul. Retratei a natureza em uma tela de 100X 80cm, com tinta acrílica e técnica mista. Usei o azul, que é a cor da confiança e estabilidade, mas também da tristeza. Trabalhei com tons de azul variados todos fortes e intensos e com um fundo marrom, da cor de nossas terras mineiras.
Assim como a Árvore da Vida, onde galhos, raízes, tronco e folhas estão entrelaçados formando uma grande estrutura, nossas atitudes individuais também fazem diferença num contexto de preservação. Desde atitudes como separar o nosso próprio lixo, até cobrar políticas públicas que se comprometam com o meio ambiente, tudo isso forma um grande rizoma de possibilidades.
Fotos: Ana Castelo Branco
A exposição vai ficar até dia 30 de agosto e espero que todos tenham a oportunidade de visitar. O endereço é Rua Rio Grande do Norte, 1065, na Savassi, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita, mas recomendo passar pelo restaurante! Quem sabe vocês não vão saborear uma deliciosa refeição e aproveitam para dar uma olhada nos lindos quadros? E de todos os pratos maravilhosos deste restaurante o meu preferido é o “Filé Surprise”, recomendo muitíssimo. Ai, deu agua na boca! Essa comida mineira que me acolhe e que me enche de alegria! Inclusive, tem um projeto sobre isso saindo do forno, hein? Aguardem cenas dos próximos capítulos!
Já é a minha quarta exposição coletiva desse ano. Acredito que a obra de arte pode ser vista e apreciada por todos. Essa é a minha missão, espalhar arte e cultura por todos os lugares desse mundo, principalmente minha querida Minas Gerias. Seguimos caminhando de mansinho, como um bom mineiro, uai!
Forte abraço,
Sânia Fagundes

















Comentários