Como é a vida de uma professora de Artes
- Sânia Fagundes

- 15 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
“Escolha um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na
tua vida”. Confúcio
Dividir a minha arte com outras pessoas: esta é a vida que eu sempre quis. Para que isso acontecesse tive que me ressignificar. Foram diversos cursos, muitos livros, muitas tintas e pinceis e um arsenal de papeis e outros suportes.

Agora tenho uma forte missão que é levar a arte por onde quer que eu vá. Não é só sobre aprender a desenhar e pintar, vai muito além disso. Quando começamos a entender a história da arte nós tornamos mais sensíveis, mais observadores e sempre queremos saber todas as versões de cada história contada. Desde que comecei a dar aulas de arte, vejo que a minha vida melhorou porque estou aprendendo com os grandes pintores. Sabendo sobre a vida deles e como eles lidavam com a arte, eu também vou mudando meu jeito de lidar com a arte e com a minha vida. Meu mundo ficou muito mais colorido!
Como toda professora, levanto bem cedo e já começo a planejar as minhas aulas. Tenho um cantinho da minha estante repleto de materiais reciclados que com certeza vou usar. Ando pelas ruas com o coração e os olhos bem abertos: qualquer imagem ou acontecimento, podem fazer parte da próxima aula. Tento me atualizar da melhor maneira possível, vou a exposições, museus e muitos lançamentos de livros.
Com esta profissão aprendi a dar muito valor aos artistas de Minas Gerais e do Brasil. Tenho orgulho do meu pais e tento ensinar isso todos os dias para os meus alunos. E a mais pura verdade é que eu tenho aprendido muito com eles também. É uma troca de conhecimento e de afeto, como me disse uma vez uma coordenadora: você não consegue trabalhar sem o seu coração! Realmente não consigo e tento ser a melhor professora de artes do mundo. É minha pretensão. Ousada? Sempre fui, mas vou tentando me lapidar com disciplina, maestria e muito trabalho.
Felicidade para mim é ver o desenvolvimento dos meus alunos. Isso que enche o meu coração e me faz ir adiante.
E você? Como anda o seu trabalho?
Me conte aqui que vou adorar saber!
Forte abraço,
Sânia Fagundes























Comentários