Artesanato e cultura ao vivo e a cores
- Sânia Fagundes

- 18 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
“ Vivo constantemente com fome de acertar. Sempre quase digo o que quero.
Para transmitir, preciso saber. Não posso arrancar tudo de mim mesma
sempre. Por isso leio, estudo. Cultura, para mim é emoção sempre nova.”
Cecília Meireles
Adivinha do que estou falando: um lugar onde você pode aproveitar o domingo, comprar lindas coisinhas - desde roupas para bonecas até um acarajé sem mesmo estar na Bahia- , ouvir música de artistas diferentes e escutar muita gente falando “Uai!”. Só quem é de Belo Horizonte ou veio nos visitar já deve estar imaginando o assunto deste post.
Estou falando da Feira na Avenida Afonso Pena que, carinhosamente, é chamada de Feira Hippie. Ela é uma feira que surgiu em 1969, na Praça da Liberdade. Foi criada por um grupo de artistas e artesãos com o objetivo de expor e vender suas criações. Em 1973, foi oficializada pela prefeitura e em 1991 foi transferida para a Avenida Afonso Pena.

Ela é uma atração turística, um ponto de encontro dos mineiros, um lugar para fomentar a cultura e a regionalidade do nosso estado. E, também, um patrimônio cultural e gastronômico de Belo Horizonte com um cenário recheado de empenas e montanhas, tendo como vizinho o nosso Parque Municipal.
Quando estou sem inspiração para escrever ou para desenhar é lá que vou abastecer o meu repertório imagético. Me delicio com as cores das barracas, com pessoas diferentes passando, com os ambulantes gritando e com cenas pitorescas que tornam o meu olhar mais aguçado. No domingo vi uma mãe comprando roupinhas para a boneca da filha e isso encheu meu dia de carinho e estima. Em um mundo tão computadorizado é gostoso de ver uma boneca de pano com roupinhas alegres.

É impossível ir à feira sem voltar com uma sacolinha na mão. Meu coração se aquece ao ver a economia local da minha cidade se fortalecendo. Já imaginaram quantos artesãos e artistas usaram este espaço para se sustentar? Economia, cultura e moda girando e circulando no mesmo ambiente.
Quer saber o que está na moda? E só dar uma chegadinha lá. Se você quer comprar um
regalo ou até mesmo degustar um pastel, já tem o seu destino certo. Te convido a fazer este passeio e prestar atenção no cenário de fundo com nossas exuberantes montanhas atrás.
E você tem alguma feira que acalenta o seu coração? Me conte aqui, que vou adorar saber.
Forte abraço,
Sânia Fagundes





























Comentários