top of page
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Tempero da Vovó Geralda

  • Foto do escritor: Sânia Fagundes
    Sânia Fagundes
  • 5 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

"A gente tá sempre trabalhando pra sua alimentação ficar mais saudável e a

sua vida, mais saborosa!" Rita Lobo


Neste feriado, aproveitei para cozinhar. Eu e minha irmã, Juliana, fizemos o tempero da Vovó Geralda. Muito mais que preparar os ingredientes e seguir os passos da receita nós lembramos com muito carinho os incríveis ensinamentos da minha querida avó. Ela sabia bem colocar um tempero na vida para ser feliz!



Minha mãe tinha o costume de ir com o meu pai para a fazenda e nós ficávamos na cidade, na casa dela. Era uma alegria sem fim! Íamos na praça, ao clube, cozinhávamos bastante e escutávamos com muito carinho e atenção todas as histórias dela.

Minha avó se casou muito nova, acredito que com 16 anos. Dizem que o meu avô teve que ir ao cartório alterar a idade dela para casar. E o marido, Lifonso, tinha 60 anos. Aposto que você fez uma cara de espanto daí! Mas é a mais pura verdade! Foram muito felizes, tiveram

7 filhos, fora muitos agregados queridos que viviam com eles.

Lembro da minha avó contando as histórias com os olhos brilhando de tanto amor. E também me lembro dela fazer o seu famoso tempero: o mesmo que eu fiz este final de semana. Vou ser generosa como ela e dividir com vocês a receita. Vamos lá?


Tempero da "Vó Geralda do Lifonso"


Ingredientes:

300 gramas de alho descascado

4 cebolas médias ou 8 pequenas

1 molho de salsinha

1 molho de cebolinha

Meia xícara de água

4 quilos de sal




Modo de preparo:

No liquidificador coloque nesta ordem: alho, salsinha, cebolinha e cebola

com água. Depois despeje em uma vasilha grande e misture o sal, aos poucos

até ele chegar na consistência de tempero.





Lembro da minha vó dizer que se colocar pouco sal o tempero vai dar muita água. Igual a vida, que precisa de um salzinho para ficar no ponto. E dizia a Vó Geralda que a receita é grande mesmo: para que você agrade os vizinhos e faça novas amizades!



Deixo vocês aqui com as dicas desta mulher forte que amou intensamente e viveu plena e muito alegre. Criou os 7 filhos e mais uma neta com muita dedicação e que morreu dormindo na cama bem quentinha, igual a um passarinho.

E você, já fez tempero caseiro? Tem uma receita de família para compartilhar? Ou até mesmo querem saber a história completa da minha querida avó? Olha que pode dar um livro, hein!

Me contem aqui, que eu vou adorar saber.


Forte abraço,

Sânia Fagundes

 
 
 

Comentários


  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page