Modelagem em massinha: Método Marcelo Xavier
- Sânia Fagundes

- 16 de jun. de 2025
- 2 min de leitura
"Vi um anjo no bloco de mármore e simplesmente fui esculpindo até libertá-lo."
Michelangelo
No dia 06 de junho, durante a CDQ Con, tive a oportunidade de participar da oficina "Modelagem em Massinha: Método Marcelo Xavier", que aconteceu no anexo da Biblioteca Estadual de Minas Gerais.

Foi uma alegria imensa me misturar com as crianças e me jogar no mundo com uma massinha de modelar na mão. Me senti uma criança dando vida aos personagens que habitam a minha imaginação. A oficina foi ministrada pela artista plástica e arte terapeuta Luiza Xavier, filha de Marcelo Xavier. Marcelo foi um dos meus ilustradores favoritos na infância: quando criança, eu ficava horas e horas entretida com seus personagens de massinha. Todos eram muito coloridos e animados. Eu não estava acostumada com a ideia de ter ilustrações tridimensionais. Pra mim, era mágico.
Cheguei ao evento e já fui super bem recebida pela equipe da CDQ Con, que me encaminharam para o espaço das oficinas. A aula começou com um pequeno aquecimento para que nossas mãos ficassem quentinhas para manipular a massinha. Recebi 12 cores de massinha e uma folha de papel branco. Depois de apresentar algumas técnicas, Luiza deixou que cada um fizesse acontecer com seus próprios personagens.
Cada um soltou a imaginação e vimos nascer personagens divertidíssimos, construídos apenas com massinha e palito de dente. Foram animais (incluindo um rato de academia), anjinhos, pessoas, objetos e muito mais.
Em grupo eu costumo ficar tímida, mas logo mas soltei e criei minha própria personagem. No final, pudemos levar para casa o restante da massinha. Fiquei tão feliz que criei novas peças!
Parece uma brincadeira qualquer, mas a massinha estimula a percepção de tridimensionalidade, estimula a coordenação motora grossa e fina, auxilia no aprendizado de teoria da cor e ainda apresenta novas possibilidades de narrativa. Agora com certeza vou usar massinha para criar meus personagens!
Além da técnica, Luiza é uma excelente professora. Conduziu a oficina com simpatia, delicadeza e um sorriso no rosto. Mesmo com várias idades presentes, ela dedicou atenção a todos: viu os personagens, atendeu aos pedidos e ensinou um a um. Percebeu detalhes como a estampa da roupa da personagem que eu criei. Saímos todos alegres e satisfeitos com nossos personagens e a massinha em mãos. Que experiência legal!
Não posso deixar de agradecer a equipe da CDQ Con e aa própria Luiza. A aula agregou valor ao meu trabalho e eu não fico mais sem massinha! Me aguardem!
E você? Já brincou de massinha? Me conte aqui, que vou adorar saber.
Forte abraço,
Sânia Fagundes





























Comentários