Karminha Souza: o acervo mais sofisticadode BH
- Sânia Fagundes

- 25 de ago. de 2025
- 2 min de leitura
“A ciência descreve as coisas como são; a arte, como são sentidas, como se
sente que são.” Fernando Pessoa
Hoje, vou apresentar para vocês a Karminha. Tive a sorte de conhecê-la pessoalmente na mostra Modernos e Eternos deste ano. Fui lá desenhar com o meu pessoal do Urban Sketchers e minha missão era retratar o que saltasse aos meus olhos. É sempre assim: basta eu dar algumas voltas que os objetos pulam me chamando para serem desenhados e já começo o meu trabalho.

Gostei de uma luminária que fazia parte do acervo da Karminha. Não era só um objeto levando luz, era uma mulher com olhar forte e determinado, dotada de muita coragem, refletindo a luz sobre os sonhos e anseios. Amei, se pudesse, lógico que eu teria comprado para fazer parte do meu pequeno reino.
Como este adorno estava no corredor junto com outras peças, sem pensar já saquei os meus lápis e comecei a rascunhar em pé mesmo. Nesse momento, me entrego ao trabalho e me desligo do meu entorno.
De repente, escutei uma voz me oferecendo um banquinho. Agradeci mas recusei, pois não podia sair do ângulo. Porém, curiosa que sou, percebi que era a senhora de bom gosto que eu sempre acompanho na internet. Este reconhecimento só foi possível graças ao Instagram. Viva a tecnologia! Larguei o meu desenho por um tempo, o que é raro de acontecer, e me apresentei a ela. Falei que eu já acompanhava o seu trabalho a muito tempo. Conversamos bastante e ela me deu permissão de até mudar as peças de lugar. Fiquei muito feliz e lisonjeada, é muita alegria para um desenhista! Notei que ela conhece a
fundo cada peça de sua coleção. Tem mãos de fada na hora de garimpar e o resultado de suas composições é belíssimo.
Quem gosta de peças antigas, cheias de histórias e muita sofisticação deve conhecer a Karminha. Ela tem uma das mais belas coleções de antiguidades de Belo Horizonte. Indico de olhos fechados e tenho certeza que todos vocês vão se surpreender. Só quem tem um Instagram ativo sabe a trabalheira que é para deixá-lo atualizado, mas é tão gratificante quando vemos a tecnologia juntando pessoas em nome da cultura e da boa arte!
Gosto mesmo é de lápis e papel, mas tenho que aceitar que a Internet também conecta pessoas com os mesmo tipos de ideias é isso é mágico! Valeu demais, Instagram! Adorei reconhecer a Karminha!
Você gosta de peças antigas? Já conhecia o trabalho da Karminha? Me conte aqui, que eu vou adorar saber!
Forte abraço,
Sânia Fagundes























Comentários