top of page
  • Ícone do Pinterest Preto
  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto

Belo Horizonte, 12 de junho 2022: Quanta liberdade!

  • Foto do escritor: Sânia Fagundes
    Sânia Fagundes
  • 16 de jun. de 2022
  • 3 min de leitura

“Palavras formam frases, frases formam parágrafos e, às vezes, parágrafos acordam e começam a respirar. ”

Stephen King


Escrever é praticar a liberdade! E o encontro libertador foi em um cenário épico, em frente à praça mais bonita e charmosa de BH. Que as outras praças não me escutem, mas tenho um amor latente pela Praça da Liberdade. Foi nas escadarias do CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) que mulheres escritoras mineiras abraçaram a causa de um registro histórico inspirado pela foto “Um Grande Dia no Harlem”, feita em 1958, por Art Kane, que eternizou a era dourada do Jazz.

ree

Fizemos acontecer em Belo Horizonte. Vivemos o momento. A liberdade se juntou a alegria em Minas Gerias e em várias outras cidades. Foi uma ideia tão linda da Giovana Madalosso, da Paula Carvalho, e da Natalia Timerman. Escritoras mulheres unidas em prol da arte de contar histórias.

Cris Rodrigues, que é mineira, mas no momento mora no Rio, conduziu o evento com maestria e muita delicadeza, com o apoio do CCBB e da Academia Mineira de Letras. Cris, você não sabe a energia e o bem que vez pelo nosso trabalho de manter as histórias vivas. Obrigada! E a foto emblemática, que vai ficar para sempre guardada no coração de todas as escritoras mineiras, foi feita pela jornalista Liliane Pelegrino da Bendita Conteúdo & Imagem. Toda vez que olho para esse registro os meus olhos se enchem de água.

Comecei a escrever de mansinho. Primeiro para me curar. O Sr. Coelho saiu depois de uma Sindrome de Burnout intensa e quase devastadora. Senti na pele e na alma o valor terapêutico da escrita. Foi e continua sendo libertador dividir as dores desse coelhinho tão simpático com pessoas que também precisam se cicatrizar. A partir de então, outros personagens começaram a fazer parte da minha essência e venho trabalhando com eles todos os dias. Criei o meu site para prospectar o meu trabalho de artista plástica e levar adiante a minha missão de deixar a arte acessível para todos. Querendo ou não, tenho uma professora que mora dentro de mim e que sempre quer compartilhar um pouco de conhecimento com os outros.

Eu e a minha mentora Rebeca Prado pensamos em escrever um blog para ajudar a divulgar o meu trabalho. Começamos com simples posts que eram para ser feitos quinzenalmente, enquanto refinávamos as outras histórias que ainda vão ser publicadas. Tomei tanto gosto pelo ofício que sugeri à Rebeca que fizéssemos uma vez por semana. O resultado tem sido tão gratificante, que a partir de então não fico mais sem escrever. Uso a minha sensibilidade para dividir minhas ideias, meus processos criativos e meu modo de enxergar a vida. Trabalho com as palavras, os pinceis, as canetas e os lápis de cor ao mesmo tempo.

ree

Dividir essa foto com vocês é mostrar a alegria e a liberdade de poder viver da minha arte. Meu Deus! Eu nunca ia imaginar que um dia ia me tornar uma escritora. Como tão lindamente falou a Cris Rodrigues, “Nada deve tirar o brilho de ocupar um espaço chamado LIBERDADE”. Quanta emoção poder fazer parte de uma iniciativa exclusiva de pessoas que trabalham com as palavras. Esse é o meu propósito e não me canso de agradecer a todos vocês que vem acompanhando os meus posts todas as quintas feiras, que gostam do Sr. Coelho, que admiram os meus quadros e que estão juntos comigo nessa minha jornada.


Mil vezes obrigada!


Forte abraço,

Sânia Fagundes

 
 
 

Comentários


  • Pinterest
  • Instagram
bottom of page